Tag

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A grande ameaça das empresas e de seus softwares de gestão


Crises econômicas, instabilidade dos mercados, excesso de tributos e falta de clientes: ameaças não faltam para a sobrevivência das empresas brasileiras!

No entanto, mesmo diante de toda a complexidade de um cenário globalizado e volátil como o vivenciado, é possível encontrar empresas mantendo sua lucratividade e outros negócios em franca expansão. Como é possível?

A experiência dos profissionais da Cybersul converge com a de outros pesquisadores da área de negócios: a grande (e talvez a maior) ameaça das empresas é a resistência à mudança!

Desde 2002 desenvolvendo e fornecendo softwares de gestão (ERP) para empresas de todo o Brasil, a Cybersul observou um nível maior de sucesso e um menor custo de projeto entre clientes que estavam mais abertos à mudança, normalmente impulsionado por seus gestores.

O primeiro autor a pesquisar sobre "resistência à mudança" foi o psicólogo alemão Kurt Lewin e suas proposições levam a crer que a resistência – quando ocorre – pode acontecer entre os gestores, agentes de mudança e empregados.

Geralmente a resistência à mudança - quando ligada a troca de ERP dentro das empresas - surge por parte dos funcionários de nível operacional. Nestes casos, a resistência pode estar relacionada ao receio de perda de emprego, diminuição de autonomia, aumento de trabalho, entre outros. 

Para amenizar estas condutas é importante que os gestores comuniquem, envolvam e motivem todas as equipes com o objetivo de demonstrar a importância (necessidade) da mudança, especialmente, da adoção de um novo ERP. Ignorar essa resistência pode gerar atrasos, custos extras e outras perdas para a empresa.

Por outro lado, quando a resistência em mudar processos (especialmente ligadas ao novo ERP) surge do comportamento de gestores, usuários-chave ou funcionários de amplo poder decisório, os desafios são maiores! A necessidade de diálogo entre as equipes de liderança devem ser prioritárias e transparentes, onde a participação do patrocinador do projeto (dono, diretor ou presidente da empresa) é fundamental para adoção de novas posturas.

A Cybersul, como fornecedora de software de gestão, em quase duas décadas de experiência já se deparou com diversas situações do tipo e por isso desenvolveu uma série de métodos para lidar com a resistência à mudança. 

Transparência e paciência são palavras de ordem! A Cybersul investe em treinamentos específicos de suas equipes técnicas para entenderem o contexto de mudança que ocorre dentro de seus clientes e dá atenção diferenciada para manter uma comunicação abrangente com seu contratante, sendo que, um dos exemplos disso é o Termo de Abertura de Projeto (TAP).

O TAP é um documento enviado ao cliente no início do projeto que comunica diversas contingências que podem surgir ao longo da implantação do sistema de gestão e indica melhores práticas para este processo de mudança.

Contudo, o mais importante no momento da mudança de softwares de gestão é que as empresas busquem parceiros que tenham experiência e competências para lidar com os desafios inerentes dessa mudança, como é o caso da Cybersul Softwares de Gestão!

Entre em contato, mude sua empresa para melhor!
contato@cybersul.net